Olaria

“No Estado do Rio de Janeiro, a olaria é uma industria típica . No interior do Estado ,as olarias vão produzindo tijolos ,telhas e vasos, de maneira ainda incipiente , conservando porém a tradição da arte popular do oleiro e do ceramista.”

A atividade artesã no Estado é bastante rica e expressiva. A cerâmica é um dos itens mais explorados e é no Município de Itaboraí onde se concentra a maior parte dos artesãos e das olarias – responsáveis, principalmente, pela produção de tijolos e telhas.

Nos diferentes estágios em que o barro se apresenta oferece ao homem aplicação vantajosa, a começar, naturalmente, pela construção da casa onde, como é sabido, sua utilidade não se limita somente às paredes toscas ou de alvenaria; na cerâmica rudimentar ou nos mais lavorados biscuits a argila tem uso freqüente, marcando algumas das principais atividades humanas. No fabrico de tijolos para construção, indústria próspera em todo o país, hoje altamente mecanizada nos grandes centros, os processos primitivos ainda empregados nos rincões mais afastados, onde a maquinaria e novas técnicas, em virtude do seu alto custo, não penetraram sensivelmente, permitindo se conservem quase sem modificações os rudimentos que a tradição vem transmitindo há vários séculos.

O local preferido para a instalação de uma olaria é o baixio ou brejo, cujos leitos rasos, mas cheios de material aluvionar, oferecem colheita fácil de boa matéria-prima, além de, pelo baixo nível do solo fornecer água em abundância, vantagem pela qual pode ainda uma olaria, apesar de situar-se em um vale, extrair barro de morros circunjacentes, como acontece repetidas vezes no estado do Rio.

http://www.brasilcult.pro.br/brasil_antigo/viajandobr/viajandobr03.htm

Etiquetas: , , , ,

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s


A %d blogueros les gusta esto: