Forno gasta menos lenha para produzir cerâmica

O processo utilizado pela Cerâmica Dantas (CEDAN) para produção de tijolos e telhas reduz em 2/3 o volume de lenha utilizado através das técnicas convencionais. Com a inovação, a cada mil telhas produzidas, são consumidos atualmente 700 gr. de lenha. Antes, o consumo chegava a aproximadamente dois quilos para produzir a mesma quantidade. O produto é composto por doze fornos, que acoplados uns aos outros, facilitam a transferência do calor e dos gases necessários para a combustão, com a redução do tempo utilizado para a produção das peças. Com o Forno CEDAN, são necesarias apenas 18 horas para producir de 13 a 20 mil tijolos. Nos fornos convencionais, esse processo pode levar de 30 a 70 horas. O produto final é mais homogêneo, devido à uniformidade da temperatura que circula de um forno ao outro, garantindo uma mayor competitividade na comercialização.

Folha inovasáo Edição Especial do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2007

Nº 29 • Setembro • 2007 Informativo da FINEP


www.armtecbrasil.com/upload/clipping/folha_inovacao_n_o_r_d_e_s_t_e_2007.pdf
-

Etiquetas: , , , , ,

13 comentarios to “Forno gasta menos lenha para produzir cerâmica”

  1. severino pinto da rocha Says:

    achei o forno muito importante pela redução de material combustivel e transferencia de calor.

  2. Charles Assanuma Says:

    Ola, estou iniciando uma ceramica aqui no parana e estou curioso pra saber como se faz este forno (CEDAN). Por gentilesa poderia me mandar a planta de como fazer este forno.
    Desde ja agradeço.

  3. Charles Assanuma Says:

    Ola, estou iniciando uma ceramica aqui no parana e estou curioso pra saber como se faz este forno (CEDAN). Por gentilesa poderia me mandar a planta de como fazer este forno.
    Meu email é charles_assanuma@hotmail.com
    Desde ja agradeço.

  4. Dagoberto Antunes Leal. Says:

    Estamos projetando uma nova industria ceramica e gostariamos muito de receber maiores informaçoes e detalhes de seu forno economica, pois o consumo de lhenha em nossa regaio para este tipo de trabalho é altissimo.

    grato.

  5. wilson castro fernandes Says:

    Prezados, Senhores.
    gostariamos muito de receber maiores informaçoes e detalhes de seu forno (CEDAN) economica, ou se possível me mandar a planta de como fazer este forno, pois estou iniciando um projeto ceramico no estado da Bahia.
    desde ja agradeço atenção,
    atenciosamente
    Wilson Castro Fernanes

  6. leonardo Says:

    bom, em nossa ceramica nos inventamos um novo tipo de forno
    (ele não tem chaminé) o forno é igual aos outros só que em baixo dele no lugar no tijolo maciço nois introduzimos tijolo 6 furos com os furos virados para fora então o calos sai por ali, depois de sair ele naturalmente sobe por isso colocamos dois ventiladores de 1hp de cada lado do forno então aquele vento quente vais direto para cima dos estaleiros que tem de cada lado do forno e os tijolos estaleirados secama muito rapido em 24 horas eles estão secos! o bom é que não precisa gastar dinheiro fasendo chaminé nem construindo estufas nem gastando energia com estufas essa invenção é mutio boa e eu não aconcelho faser forno tunel

    • Marcio Campos Says:

      Ola Leonardo, gostei do seu conselho, estou me acabando com um forno paulistinha, que alem de queimar ruim, gasta muita lenha…Pode me mandar umas fotos deste teu forno, e como funciona, tenho uma pequena cerâmica no interior da Bahia.

    • Remo Lóscio Says:

      Caro Leonardo, achei interessante esse modelo de forno que você criou, vc poderia mandar o projeto e uma foto do seu forno ?

    • rogerio Says:

      boa noite leandro, eu quero contato por telefone com voçe e 75-82526097 claro /tim 91850044 e fixo 32212510 e o vivo 98118559
      rogerio

  7. Flávio Says:

    Olá caro companheiro.

    Estou instalando uma Olaria, no Estado de Alagoas, claro uma das principais preocupões é com a instalações de fornos, visando a redução da poluíção e um melhor aproveitando dos recursos naturais na sua queima. E essa sua ideiá, é bem interessante, onde se tem um maior aproveitamento do forno, portando gostariar que você enviasse-me mais maiores informações sobre os detalhares e instalação desse tipo de forno, e só possivel com planta.

    Desde já muito grato.

    Flávio Amorim
    de Brito

    Palmeira dos Índios/AL

  8. san Says:

    gostaria de fazer um forno sedam mas não telho noção

  9. nilton junior Says:

    Boa Noite, estou iniciando uma ceramica aqui no Amapá e estou curioso pra saber como se faz este forno (CEDAN). Por gentilesa poderia me mandar a planta de como fazer este forno.
    Desde ja agradeço.

  10. Valerio Czelusniak Says:

    Boa noite
    Poderia me enviar o projeto desse forno
    valerioczk@yahoo.com.br

Deja un comentario

Seguir

Recibe cada nueva publicación en tu buzón de correo electrónico.

Únete a otros 85 seguidores

